TRIBUNAL REGIONAL DO TRBALHO DA 10ª REGIÃO

Cartilha de Uso do Serviço de Webmail - Correio Eletrônico

Conteúdo           Introdução

II - Primeiro Acesso

1 - Seção “Opções” / Guia “Geral

2 - Seção “Opções” / Guia “Identidades

III - Seção “Entrada” (Pasta Entrada)

I V - Para Ler suas Mensagens

V – Seção “Nova Mensagem

VI - Seção “Pastas” (Gerenciar Pastas)

VII - Para Sair o CORREIO 10 com Segurança

 

Diretoria de Documentação e Informação / SPD — Ramais: 1581/1591

 

 

INTRODUÇÃO

 

O CORREIO 10 é o serviço de correio eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - TRT 10 baseado na Web. A principal característica deste serviço é a possibilidade de acesso às mensagens eletrônicas a partir de qualquer computador conectado à Internet usando apenas um navegador Web como o Internet Explorer ou Netscape Navigator.

Para usar o Correio 10, a partir da página da Intranet, procure a seção CORREIO 10 (ver círculo azul na figura abaixo), observe que o campo “Usuário” já está preenchido com seu mesmo nome de usuário da Intranet, então, digite novamente sua senha da Intranet e clique no botão “Ler Mensagens”.

Lembre-se de que seu endereço eletrônico (e-mail) no CORREIO 10 está no formato nome_do_usuário@trt10.gov.br, sendo que o nome do usuário está no formato nome.sobrenome, o mesmo da intranet.

 

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II - PRIMEIRO ACESSO

 

Ao acessar pela primeira vez o CORREIO 10, este abrirá na tela “Opções” (figura abaixo) para que você possa personalizar sua conta de correio eletrônico.

Veja a seguir as principais configurações:

1 - Seção “Opções

Guia “Geral

Subseção “Identidade

Campo Nome”: coloque o nome que você deseja ser visualizado no lugar e/ou antes do seu endereço eletrônico quando você enviar mensagens (ver círculo azul na figura anterior);

Campo Email”: insira o seu endereço eletrônico do TRT 10 (ver círculo azul na figura anterior).

Quanto às demais configurações, recomenda-se deixá-las como estão por enquanto e à medida que você se familiarize com o CORREIO 10, você as altere.

 

NOTA: clique no botão “Aplicar”, localizado no fim da página, canto inferior esquerdo, para confirmar suas alterações. Ou clique no botão “Cancelar” para desfazer qualquer alteração realizada. Ou clique no botão “Padrões” para restaurar a configuração original do CORREIO 10(ver círculo amarelo na figura anterior).

 

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2 - Guia “Identidades

Caso você tenha outros endereços eletrônicos, você pode inseri-los aqui (ver figura abaixo) para posteriormente usá-los quando quiser enviar mensagens como identidades alternativas.

Primeiro, insira um nome para identificar sua nova identidade no campo “Nome:”. Digite, então, o endereço eletrônico desta identidade no campo “Email:”(o preenchimento destes dois campos é obrigatório). Caso você queira redirecionar as mensagens respondidas por esta identidade para outro endereço eletrônico, então, insira este endereço no campo “Responder-para:” (este campo pode ficar em branco). Você pode também inserir uma assinatura no campo “Assinatura” (este campo pode ficar em branco).

E, por último, clique no botão “Novo:” para criar sua nova identidade.

 

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III - SEÇÃO “ENTRADA” (PASTA ENTRADA)

 

A partir do segundo acesso, por padrão, o CORREIO 10 sempre abrirá na pasta “Entrada” (figura abaixo).

Aqui, você tem uma lista de todas mensagens recebidas, ordenadas por data, da mais recente a mais antiga.

Para ler uma mensagem, clique no assunto da mensagem. Observe que depois de ler uma mensagem, a linha de assunto não aparecerá mais em negrito em sua lista de mensagens. Somente assuntos de mensagens não lidas aparecerão em negrito. As linhas de assunto de todas as outras mensagens aparecerão em texto normal (ver figura acima).

Para apagar uma mensagem ou mais, selecione-a(s) clicando na caixa de seleção do lado de cada mensagem e clique no botão “Excluir”.

 

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I V - PARA LER SUAS MENSAGENS

 

Na pasta “Entrada” (ver figura anterior), ao clicar no assunto de qualquer mensagem recebida, surge na janela o conteúdo desta mensagem (figura abaixo).

A partir desta tela, você poderá responder, encaminhar, excluir ou marcar como não lida esta mensagem, clicando no respectivo link na parte superior da janela.

Observe se existe na mensagem uma seção chamada “Partes:”, porque é nesta que estão o(s) arquivo(s) anexo(s). Clique no nome do anexo, ou na figura correspondente, que ele abrirá em uma nova janela.

 

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V – SEÇÃO “NOVA MENSAGEM

Clique no link “Nova Mensagem” sempre que quiser enviar mensagens para qualquer endereço eletrônico, e-mail, válido (figura círculo azul-claro na figura abaixo).

No campo “Assunto:, insira o assunto de sua mensagem. Se deixar em branco, aparecerá uma mensagem de erro e a mensagem não será enviada.

No campo De:, aparecerá seu endereço padrão do TRT 10.

No campo Para:, especifique o endereço de e-mail do destinatário. Para enviar sua mensagem para mais de uma pessoa, adicione endereços de e-mail no campo “Para:” separados por vírgulas e sem espaços (por exemplo, pedro.pereira@trt10.com.br,ana.ramos@trt10.com.br). Pelo menos um destinatário sempre deve ser especificado no campo “Para:”. Caso contrário, aparecerá uma mensagem de erro quando você tentar enviar a mensagem.

No campo “Cc:”, especifique os endereços de e-mail das pessoas para as quais gostaria de enviar uma cópia carbono da mensagem. Todos os outros destinatários poderão ver que as pessoas designadas no campo “Cc:” receberam uma cópia da mensagem. Este campo pode ficar em branco.

No campo “Ccc:”, especifique os endereços de e-mail das pessoas para as quais gostaria de enviar uma cópia oculta da mensagem. Isto é quase igual ao recurso “Cc:”, exceto que os destinatários do campo “Ccc:” não podem ser vistos pelos destinatários dos campos 'Para:' ou “Ccc:”, bem como por cada um deles mesmos. Por exemplo, se você enviar uma mensagem ''Para:' pedro.pereira@trt10.com.br com uma cópia oculta para ana.ramos@trt10.com.br, significa que pedro.pereira@yahoo.com.br verá ele mesmo como o único destinatário da mensagem, enquanto ana.ramos@trt10.com.br verá que a mensagem também foi enviada para pedro.pereira@trt10.com.br. Este campo pode ficar em branco.

No campo “Anexar:”, pode-se enviar qualquer tipo de arquivo anexo à mensagem. Basta clicar no botão “Procurar” para selecionar um arquivo. Quando tiver selecionado um arquivo, clique no botão “Anexar” para anexar o arquivo escolhido à sua mensagem. Repita os passos anteriores para anexar mais de um arquivo.

No campo “Corpo da mensgem:”, insira – digite, cole – o texto da sua mensagem.

E por último, clique no botão “Enviar Mensagem”.

 

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VI - SEÇÃO “PASTAS” (GERENCIAR PASTAS)

 

Ao clicar no link “Gerenciar Pastas” (figura círculo amarelo na figura abaixo), surgirá a tela da figura abaixo na qual você poderá criar, excluir e renomear as pastas do seu CORREIO 10.

Para criar uma pasta, digite o nome dela no campo “Criar pasta:” e clique no botão “Criar”. Sua nova pasta aparecerá na subseção “Pastas Inscritas”.

Para excluir uma pasta, selecione-a na caixa de seleção “Excluir pasta” e, então, clique no botão “Excluir”.

Para renomear uma pasta, selecione-a na caixa de seleção “Renomear pasta”, digite o novo nome e, então, clique no botão “Renomear”.

 

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VII - PARA SAIR DO CORREIO 10 COM SEGURANÇA

 

A fim de proteger a privacidade de sua conta, certifique-se de, no final de cada sessão de uso do CORREIO 10, sempre clicar no link “Sair” (ver círculo branco na figura abaixo).

 

 

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